O jogo Educação e Saúde: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de ciências

The game education and health: a proposal for pedagogical mediation in science teaching

Autores: Adriana Maria Antunes, Simone Maria Teixeira Sabóia-Morais

Resumo

Os jogos educacionais podem ser utilizados com o objetivo de facilitar a transposição didática e a socialização do conhecimento. Os jogos podem aumentar a motivação, a cognição e a criatividade favorecem o desenvolvimento social e facilitam a aprendizagem. Diante da necessidade de se conhecer aspectos relacionados à saúde humana e de desenvolver metodologias lúdicas para a utilização no ensino básico, o presente trabalho teve por finalidade desenvolver e testar o jogo ?Educação e Saúde: Processo Inflamatório?. Ele foi aplicado em três escolas, o que permitiu a investigação do valor do jogo como material didático em diferentes realidades escolares. O jogo foi aplicado como parte da Metodologia de Mediação Dialética que consiste em sequência de situações de ensino que favorecem a construção do conhecimento e a aprendizagem significativa. Por meio de análises qualitativas e quantitativas, foi possível concluir que o uso da MMD e do jogo são eficazes no processo de ensino-aprendizagem.

Abstract

Educational games can be used in order to facilitate the didactic transposition and socialization of knowledge. The games can increase motivation, cognition, creativity, encourage social development and facilitate learning. Faced with the need to understand aspects of human health and to develop methodologies for use in basic education, this study aimed to develop and test the game ?Education and Health: Inflammatory Process?. The game was applied in three schools, which allowed the investigation of the value of the game as courseware in different educational situations. The game was applied as part of the Dialectic Methodology Mediation which consists of a sequence of teaching situations that foster knowledge construction and meaningful learning. Through qualitative and quantitative analysis, it was concluded that the use of Dialectic Methodology Mediation and the game are effective in the teaching-learning process.

Palavras-chave

jogos educacionais, cotidiano escolar, ensino-aprendizagem

Keywords

educational games, school routine, teaching-learning

Texto em PDF