A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da história e da filosofia da ciência no ensino médio

The nature of light and the teaching of optics: a didactic experience involving the use of history and philosophy of science at high school

Autores: Boniek Venceslau da Cruz Silva, André Ferrer Pinto Martins

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídios à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A análise dos dados apontou para aspectos favoráveis das estratégias idealizadas, bem como mostrou indícios de dificuldades inerentes ao processo. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.

Abstract

This paper presents an experience including elaboration, application and analysis of a teaching unit that proposes the introduction of elements of History and Philosophy of Science at high school as an aid to learning the concepts of optics, in general, and of aspects concerning the nature of science, specifically. Making use of historical episodes regarding the controversy on the nature of light, specially during the seventeenth and eighteenth centuries, as well as clippings of the history of optics in relation to the development of models that explain the process of vision, we formulated a teaching unit and implemented it on two night high school classes of a public school in the city of Parnamirim (RN). The analysis of the data revealed favorable aspects of the strategies devised and showed evidence of difficulties inherent to the process. Nevertheless, we believe that the teaching unit has succeeded in relation to improve the learning of most students, both in relation to a better understanding of science as well as concepts of optics.

Palavras-chave

História da Ciência; Óptica; Natureza da Ciência; Ensino de Ciências

Keywords

History of Science; Optics; Nature of Science; Science Education

Texto em PDF