O uso do cinema para o ensino de Física no ensino médio

Using cinema for teaching physics in the high school

Autores: Carlos Henrique Gurgel Xavier, Carmensita Matos Braga Passos, Paulo de Tarso Cavalcante Freire, Afrânio de Araújo Coelho

O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o uso do cinema como elemento incentivador da motivação e facilitador da aprendizagem no ensino da Física, restrito à Mecânica. O estudo foi realizado junto a grupo de jovens estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Nessa perspectiva, dois filmes do circuito comercial foram exibidos durante cinco encontros pedagógicos. Através de uma abordagem qualitativa, informações foram coletadas acerca das percepções dos estudantes sobre a metodologia proposta de uso do cinema. Observou-se forte envolvimento, participação ativa e interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Física mediante o uso das obras fílmicas em sala de aula.

In this work we present an investigation about the use of the cinema as a motivation for the learning of physics, restricted to mechanics. The study was done with a group of young students of the high school in a public school of Fortaleza, Ceará. During five meetings, we presented to the group two movies which have been shown in the commercial circuit. Through a qualitative approach, we collected the students´ perceptions about the methodology of using the cinema to teach physics. We observed a strong engagement, participation and interest of the students in the teaching-learning process of physics by using movies in classroom.

Cinema e Educação, Metodologia do ensino, Aprendizagem de Física

Cinema and education, Learning process methodology, Physics teaching