Sistema endócrino e desreguladores hormonais: uma abordagem CTS na formação inicial de professores de ciências

Endocrine system and endocrine disrupters: a STS approach in the initial training of science teachers

Autores: Letícia Dellazari, João Bernardes da Rocha Filho, Regina Maria Rabello Borges

Este artigo apresenta a Unidade de Aprendizagem ?Fisiologia humana e desreguladores hormonais dispersos no ambiente? e avalia possíveis contribuições à formação inicial de professores de Ciências, por meio de um estudo de caso com uma turma de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa teve abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Constatou-se ue poucos licenciandos tinham conhecimentos prévios sobre o tema, mas todos reconheceram o seu processo de aprendizagem e contribuições do trabalho a sua formação inicial como professores de Ciências. Houve destaque à importância da educação em Ciências no desenvolvimento de uma consciência mais crítica e questionadora sobre assuntos atuais e relevantes para a sociedade, considerando aspectos éticos da Ciência e da Tecnologia.

This paper presents the Learning Unit "Human Physiology and Hormone Disrupters dispersed into the environment" and evaluates its possible contributions in the training of science teachers, through a case study with a class of students in an undergraduate course of Biological Sciences. The research approach was qualitative, descriptive and interpretive. As a result, it was found that only a few students had a previous knowledge about the topic, but all they acknowledged their learning process and contributions to their initial training as teachers of science. There was emphasis on the importance of the Science Education in developing a more critical and questioning awareness on issues current and relevant to society as the ethical use of Science and Technology.

Unidade de Aprendizagem. Sistema Endócrino. Desreguladores Hormonais. Formação de Professores. Educação em Ciências

Learning Unit. Endocrine System. Endocrine Disrupters. Teachers Training. Science Education