O aquecedor solar na sala de aula

The Solar Warmer in the Classroom

Autores: Luiz Antonio de Quadros Dworakowski, Guilherme Frederico Marranghello, Pedro Fernando Teixeira Dorneles

Resumo

A nova forma pretendida de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, proposta pela legislação de ensino (LDB, DCNEM, PCN) exige a adequação das escolas e dos profissionais da área da educação. Este trabalho foi desenvolvido a partir da construção de um aquecedor solar com materiais recicláveis com o objetivo de servir como laboratório para o ensino de física e de ciências, criando alternativas didáticas para a contextualização de temas como energia e meio ambiente, além de estudos sócio-culturais, proporcionando um ambiente para a prática interdisciplinar. A análise do trabalho foi conduzida de acordo com os enfoques qualitativo e quantitativo aplicados à pesquisas em ensino. O projeto foi analisado sob o foco qualitativo através da participação em seminários, palestras e oficinas de ensino-aprendizagem e sob o foco quantitativo, sendo aplicados pré e pós-testes. O desenvolvimento do projeto demonstrou potencial para propiciar melhores condições para aprendizagem significativa e contribuiu para preencher lacunas observadas no processo de ensino-aprendizagem de física e na aplicação dos novos parâmetros curriculares.

Abstract

The new desired form of developing the teaching-learning process, proposed by the teaching legislation (LDB, DCNEM, PCN) requires an adequation of the schools and professionals of the educational area. This work was developed from the construction of a solar warmer with recyclable materials with the objective of serving as a physics and sciences laboratory, creating didactic alternatives for the contextualization of themes such as energy, environment, and socio-cultural debates, providing an environment for the interdisciplinary practice. The study was conducted according to the qualitative and quantitative focus applied to research in education, through seminars, lectures, workshops on teaching-learning for qualitative analysis, and applying pre and post-tests, for research quantitative analysis. Gaps and mistakes were found in the interpretation of certain physical concepts in pre-tests, which could be worked out during the research. The meaningful learning approach and the CTS focus guided the study. The progress obtained by students and the main difficulties faced in carrying out the project are introduced in the conclusion, including suggestions for future applications.

Palavras-chave

PCN, CTS, interdisciplinaridade, aquecedor solar

Keywords

National Standards, STS, interdisciplinarity, solar warmer

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