Elaboração e testagem do jogo Trilha Educativa Terapia Manual na Fisioterapia - proposta para favorecer a aprendizagem

Construction and testing of the didatic game Educational Trail Manual Therapy at a physiotherapy course- purpose to facilitate learning process

Autores: Natalia Hermeto Mendes Braga, Agnela da Silva Giusta, Fernando Costa Amaral

Resumo

Este artigo apresenta o processo de elaboração e testagem de um jogo didático - Trilha Educativa Terapia Manual - utilizado como ferramenta auxiliar na aprendizagem de teorias e práticas relativas à disciplina Terapia Manual, do curso de Fisioterapia. Estando referenciado em estudos de autores clássicos e contemporâneos sobre o jogo, e sobre o jogo na educação, tendemos a concebê-lo como um jogo-trabalho, conforme definição de Celestin Freinet. Os dados deste estudo demonstraram que o jogo proposto contribuiu de forma positiva para o processo ensino-aprendizagem, ao ser aplicado após o conteúdo da matéria ter sido desenvolvido, pois favoreceu a revisão e a fixação do mesmo e proporcionou maior interação entre os alunos, tendo sido bem aceito como forma alternativa de aula a ser usada no ensino superior.

Abstract

This article presents the construction process and the testing of a didactic game - Educational Trail Manual Therapy - used as an auxiliary tool in learning theories and practices related to Manual Therapy content, at a Physiotherapy course. As it is referenced by studies of classic and contemporary authors experts in games, and about game in education, we tended to consider it as a game-job, according to the definition proposed by Celestin Freinet. Results of this study demonstrated that the proposed game contributed to the process of education, as it was applied after the manual therapy content had been developed, favoring its revision and fixation, and enabling students to interact better, being well accepted as an alternative method of education to be used at the university level.

Palavras-chave

jogos; Trilha Educativa; Fisioterapia; terapia manual; metodologia de ensino

Keywords

games; Educational Trail; Physiotherapy; manual therapy; educational methodology

Texto em PDF