Students´ misconceptions about chemical bond
Autores: Lucas dos Santos Fernandes, Angela Fernandes Campos, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Júnior
Este estudo investigou as concepções alternativas de licenciandos em química sobre ligações químicas. O levantamento dessas concepções foi realizado através da aplicação de um questionário envolvendo conceitos de ligação iônica, covalente e metálica, propriedades das substâncias de acordo com o tipo de ligação química e representação espacial. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos não conseguiu responder as questões propostas. Aqueles que responderam apresentaram várias concepções em desacordo com as idéias aceitas cientificamente. Essa investigação com estudantes brasileiros refletiu as concepções alternativas reveladas em outras pesquisas internacionais.
This study investigated misconceptions of chemistry undergraduates on chemical bonds. The survey of these misconceptions was conducted through the application of a questionnaire involving concepts of ionic, covalent, and metallic bond, properties of substances according to the type of chemical bonding and spatial representation. The results showed that most students could not answer the proposed questions. Those who responded had several ideas at odds with the scientifically accepted ideas. This investigation with Brazilian students are in accordance with the misconceptions revealed in international surveys.
concepções alternativas; ligação química; ensino de Química
misconceptions; chemical bond; chemistry education