Concepções alternativas dos estudantes sobre ligação química

Students´ misconceptions about chemical bond

Autores: Lucas dos Santos Fernandes, Angela Fernandes Campos, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Júnior

Resumo

Este estudo investigou as concepções alternativas de licenciandos em química sobre ligações químicas. O levantamento dessas concepções foi realizado através da aplicação de um questionário envolvendo conceitos de ligação iônica, covalente e metálica, propriedades das substâncias de acordo com o tipo de ligação química e representação espacial. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos não conseguiu responder as questões propostas. Aqueles que responderam apresentaram várias concepções em desacordo com as idéias aceitas cientificamente. Essa investigação com estudantes brasileiros refletiu as concepções alternativas reveladas em outras pesquisas internacionais.

Abstract

This study investigated misconceptions of chemistry undergraduates on chemical bonds. The survey of these misconceptions was conducted through the application of a questionnaire involving concepts of ionic, covalent, and metallic bond, properties of substances according to the type of chemical bonding and spatial representation. The results showed that most students could not answer the proposed questions. Those who responded had several ideas at odds with the scientifically accepted ideas. This investigation with Brazilian students are in accordance with the misconceptions revealed in international surveys.

Palavras-chave

concepções alternativas; ligação química; ensino de Química

Keywords

misconceptions; chemical bond; chemistry education

Texto em PDF