Projeto "Conservação da Mata Atlântica": uma experiência em Educação Ambiental

The "Conservation of the Atlantic Forest project?: an experience in Environmental Education

Autores: Ludymila Brandão Motta; Rafael Fonsêca Zanotti; Queila Bragança Bravo; Jéssica de Almeida Roger; Geraldo Rogério Faustini Cuzzuol

A Mata Atlântica destaca-se rica ferramenta de trabalho para a educação ambiental por tratar-se de um ?hotspot? de biodiversidade. Encontra-se dentre os 34 ecossistemas mais ricos do planeta e, infelizmente, destaca-se entre os mais ameaçados. A área ocupada pela Mata Atlântica é aproximadamente 7,8% da formação original, dividida em diversos fragmentos. O projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo apresentou como objetivo geral divulgar para alunos do ensino fundamental e médio as pesquisas científicas sobre espécies vegetais da Mata Atlântica realizadas na UFES e realizar atividades no âmbito da Educação Ambiental. A contextualização das problemáticas abordadas tratou-se de uma estratégia para que cada aluno se despertasse como um dos componentes do meio ambiente em que vive e como agente de modificações positivas ou negativas para si e para os demais organismos que os cercam.

The Atlantic Forest is a rich working tool for environmental education because it is a "hotspot" of biodiversity. It is among the 34 richest ecosystems on the planet and, unfortunately, it is one of the most threatened. The Atlantic Forest area is about 7.8% of the original, divided into several fragments. The extension project developed by Biological Sciences students of Federal University of Espirito Santo had as main objective to disseminate among students in elementary and high school research projects about Atlantic Forest species in the FUES and propose activities in the context of Environmental Education. In the contextualization of the issues there was a strategy designed in such a way that each student would feel as a component of the environment they live in and as an agent of positive or negative change for him and the around communities.

educação ambiental; Mata Atlântica; manguezal; ciências; Biologia

environmental education; Atlantic Forest; mangrove; sciences; biology