Uma proposta inovadora de estágios para os professores de ciências: a experiência do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (EACH-USP) em São Paulo, Brasil

An innovating proposal for the teaching training practice in Natural Sciences: a teaching program at the University of São Paulo - USP, Brazil

Autores: Gladys Beatriz Barreyro; Luciana Maria Viviani; Ana Laura Godinho Lima; Maria Elena Infante-Malachias; Celi Rodrigues Chaves Dominguez; Valéria Cazetta

Resumo

Este artigo apresenta a proposta innovadora de estágios que o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo (USP) organizou para formar professores de ciências que atuam com alunos do ensino fundamental II. A organização dos estágios, idealizada pelo grupo de professores das disciplinas pedagógicas do curso, busca proporcionar aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com o ensino de ciências na realidade escolar, mediante a elaboração de um projeto de estágio realizado ao longo de três semestres em uma única escola pública.

Abstract

In this paper the authors present a proposal of a set of curricular activities for the teacher training practice as part of the undergraduate Natural Sciences Teaching Program at the University of São Paulo (USP), Brazil. The students are being trained to work as high-school science teachers. The supervision was organized by the staff responsible for the pedagogical disciplines and its purpose is to offer the students the opportunity to get acquainted with the reality of the science teaching in a public high-school where they will apply the practice along three consecutive semesters.

Palavras-chave

estágios; ensino fundamental; formação de professores de ciências; instituição escolar

Keywords

science teaching; junior high-school; teacher preparation; public school

Texto em PDF