The Fungi at school: analysis of the Mycology contents in Basic Education didactic books in the city of Florianopolis
Autores: Marcelo D´Aquino Rosa, Adriana Mohr
O presente trabalho analisa os conteúdos de Micologia de livros didáticos de Ciências utilizados nas dez maiores escolas básicas municipais de Florianópolis. Foram analisadas cinco diferentes obras de 6ª a 9ª série, listadas no Guia Nacional do Livro Didático. Como critérios de análise, estabeleceram-se aqueles de caracterização da presença do tema, correção conceitual, observação das imagens, menção à saúde humana, inserção do conteúdo no cotidiano do estudante, relação dos fungos com outros seres vivos e tipos de exercícios propostos pelos autores. Foram encontrados pequenos erros em cada uma das coleções, o que indica necessidade de algumas reformulações e aprimoramento das mesmas. Apesar deste trabalho ter analisado apenas o conteúdo relativo a Micologia, ele pode servir de auxílio ao professor na análise de outros conteúdos, uma vez que os critérios propostos podem adequar-se a outros componentes curriculares presentes em livros didáticos de ciências naturais.
The subject "Mycology" identified in five school books adopted in the ten largest municipal elementary schools (grades 6 to 9) in Florianopolis, Brazil, was analyzed by us. The books are listed in the National Textbook Guide. The criteria used were: correct conceptual treatment of the subject, quality of illustrations, effects on human health, if any, relationships with the student´s own environment, relationships between fungi and other living beings, and questions to be answered by the students. Inaccuracies were detected in all the collections, indicating the need for a careful revision. Although the analysis was restricted to the subject of Mycology, the criteria used may be adapted to the analysis of any curricular component in natural science text-books.
livro didático; educação em ciências; ensino fundamental; micologia
textbook; science education; elementary school; mycology