Fatores que influenciam a erosão na orla da UFPA: narrando percursos de uma investigação com alunos de séries iniciais no CCIUFPA

Factors influencing erosion in the UFPA orla: narrating paths of a research with students in the initial series of CCIUFPA

Autores: Andrela Garibaldi Loureiro Parente; Luciana Aguiar Silva da Paixão; Cleice da Luz Vidal; Núbia Regina Oliveira da Cruz

Resumo

Falar em investigação nas séries iniciais parece soar como algo improvável de ser realizado, principalmente quando se trata de alunos que cursam as primeiras séries da educação básica. Este artigo narra o percurso de construção de uma investigação realizada com crianças, com o objetivo de apresentar os percursos da investigação, discutir aspectos que foram importantes na realização do trabalho com os estudantes que possam vir a ser úteis para a orientação de atividade dessa natureza. Concluímos que trabalhos dessa natureza revelam o potencial de espaços não-formais para a formação inicial e continuada de professores e para o acesso de nossas crianças à um educação científica.

Abstract

To speak in inquiry in the initial series seems to sound as something improbable to be carried through, mainly when it is about pupils who attend the first series of basic education. This article tells the passage of construction of an inquiry carried through with children, with the objective to present the passages of the inquiry, to discuss aspects that had been important in the accomplishment of the work with the pupils who might be useful to the orientation of this kind of activity. We conclude that works of this nature disclose the potential of non formal spaces in the initial and continued preparation of teachers and for the access of our children to the scientific education.

Palavras-chave

clube de ciências; investigação; crianças

Keywords

club of sciences; children; inquiry

Texto em PDF