Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental: uma experiência em Física Térmica

Improving the training of elementary-level science teachers: an experience in thermal physics

Autores: Nelson Luiz Reyes Marques, Ives Solano Araujo

O entendimento de conceitos básicos de Física é um aspecto fundamental para a formação intelectual de cidadãos de qualquer sociedade moderna. Como parte da alfabetização científica dos indivíduos, iniciada no ensino fundamental, tal conhecimento é imprescindível para uma compreensão adequada do mundo que nos cerca. Entretanto, mesmo reconhecendo a importância da discussão de tópicos de Física, muitos professores desse nível de ensino não se sentem seguros para abordá-los, optando pela discussão exclusiva de tópicos de Biologia e Química nas aulas de Ciências. Tendo isso em vista, desenvolvemos uma proposta de ensino de conceitos de Física Térmica voltada para alunos dos cursos Normal de magistério e pedagogia, com o intuito de complementar sua formação docente e apresentar sugestões de atividades didáticas que possam ser realizadas por seus futuros alunos do ensino fundamental. No presente artigo, apresentamos uma visão geral de nossa proposta, implementada na forma de um curso de extensão, descrevendo sua elaboração (referenciais teóricos e estudos anteriores), composição (texto de apoio e experimentos didáticos), estrutura (módulos do curso) e desenvolvimento (aplicações com alunos). Como resultados de sua aplicação, podemos observar um avanço em termos da aprendizagem dos conceitos físicos discutidos por parte dos alunos, principalmente dos conceitos de temperatura e calor, e, também, motivação para o desenvolvimento de futuras práticas de ensino sobre esse conteúdo. Acreditamos que a adaptação e uso de nossa proposta em cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências do ensino fundamental possa contribuir para uma melhor capacitação docente, no que diz respeito ao aprendizado de Física Térmica, e também apontar caminhos para que esse conteúdo seja mais bem aproveitado em sala de aula.

The understanding of physics´ basic concepts is a fundamental aspect in the intellectual formation of citizens in any modern society. As part of scientific literacy of individuals, which begins in elementary school, such knowledge is indispensable for a proper comprehension of the surrounding world. However, even recognizing the importance of the discussion of topics of physics, many teachers at this level of education do not feel confident to approach them, choosing exclusively the discussion of topics of chemistry and biology in the science classroom. Bearing it in mind, we developed an educational proposal of thermal physics for students of the teaching and pedagogy courses, aiming at complementing their academic formation and presenting suggestions of didactical activities that can be performed by their future students in elementary school. In this article we present a general view of our proposal, implemented as an extension course, describing its elaboration (theoretical references and previous studies), composition (supporting text and didactical experiments), structure (course modules) and development (applications with students). As results of the application of our proposal, we can observe an advance in learning the physical concepts discussed by students, mainly the concepts of temperature and heat, and also a motivation for the development of future teaching practices about this subject. We believe that the adaptation and use of our proposal in courses of initial and continuing formation of Science teachers for the elementary school, may contribute to a better teaching training regarding the education of thermal physics, and also point ways so this content can be better used in the classroom.

ensino fundamental; ensino de física; física térmica; material didático

elementary school; physics teaching; thermal physics; didactic material