O uso da água como tema gerador em uma atividade pedagógica de conscientização ambiental

The use of water as a generator theme in an environmental awareness pedagogical activity

Autores: Carolina de Lima Alves Belo, Rodolfo Paranhos

O uso abusivo da água tem gerado a preocupação sobre uma possível escassez, o que aponta a necessidade de uma mudança drástica no comportamento das pessoas frente ao seu uso. Sendo assim, torna-se clara a importância da educação para auxiliar na tomada de consciência da responsabilidade e do direito de todos os cidadãos a um ambiente saudável, não só para o presente, mas também para as futuras gerações. Uma forma em que essas questões podem ser abordadas é usando a água como tema gerador, uma vez que é um assunto que proporciona ampla abordagem, seja porque está relacionado com questões ambientais e socioeconômicas ou porque abarca uma série de conceitos vinculados a outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para a apresentação da atividade foram escolhidas dez escolas, sendo sete públicas e três particulares. Para avaliar a prática dos professores em relação à utilização das atividades práticas durante as aulas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o docente de Ciências da turma em que foi feita a apresentação. Para obter as concepções prévias dos estudantes e analisar a real aplicabilidade da atividade foram utilizados dois questionários: um antes da apresentação e outro após a apresentação. Os dados quantitativos foram organizados em percentagem. Os dados qualitativos foram trabalhados pela análise de conteúdo. As apresentações e análise dos dados indicaram que houve a compreensão dos conteúdos apresentados durante a atividade. Acreditamos que a proposta didática, assim elaborada, tem perspectivas de atingir nosso objetivo, que é de colaborar para que os alunos desenvolvam sua capacidade crítica e participativa, no que diz respeito ao consumo e preservação da água, e que também assumam a sua cota de responsabilidade na sociedade em que vivem, funcionando como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

The overuse of water has increased the concern about a possible shortage, which indicates the need for a drastic change in people´s behavior in relation to its use. Thus, the importance of an education to provide the awareness of responsibility and duty of each citizen to a healthy environment not only for the present but also for future generations is huge. One way to address the issue is by using the theme water as a theme generator, since it is a subject that provides a broad approach, either because it is related to socioeconomic and environmental issues or because it includes a number of concepts linked to other disciplines (interdisciplinarity). A pedagogical activity was performed with 10 groups of ten schools (one group of each school): seven public and three private schools. To evaluate the practice of teachers regarding the use of experimental activities during classes, we conducted pre-structured interviews with the Science teachers of these 10 selected groups. In order to obtain the students´ previous conceptions (or understandings) and to verify the applicability of the activity, we used two questionnaires: one before and other after the activity. The quantitative data were organized in percentages while the qualitative were processed by the content analysis methodology. The activities performed and the data analysis indicated that there was an understanding of the subject proposed. We believe that this type of education is effective to develop a critical thinking about water consumption and conservation, and awake the responsibility to do their parts in society, acting as multipliers of knowledge.

análise de água; atividade experimental; educação ambiental

water analysis; experimental activity; environmental education