O uso da fotografia como recurso didático para a Educação Ambiental: uma experiência em busca da educação problematizadora

Using photography as didactic resource for teaching environmental education: an experiment in search of problem-posing education

Autores: Leila Cristina Aoyama Barbosa, Dario Xavier Pires

Este trabalho apresenta os resultados obtidos na aplicação de uma atividade de educação ambiental baseada na concepção problematizadora de educação de Paulo Freire e que fez uso de fotografias como material didático. A investigação foi realizada com estudantes de um curso técnico em Agricultura e objetivou alterar a consciência ingênua dos indivíduos sobre educação ambiental e práticas do agronegócio. Neste artigo, relata-se a análise e avaliação de fotografias como recurso didático para o trabalho com educação ambiental. Fundamentados nos princípios da Educação Ambiental Crítica e na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, como referenciais teóricos, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa baseada na observação direta do comportamento dos estudantes nas aulas e nos registros feitos pela professora. Identificou-se, como resultado, o potencial positivo das fotografias como material didático promotor do diálogo, principalmente quando elas se referem às situações conhecidas dos estudantes.

This paper presents the results of applying an environmental education activity based in the Freire´s concept of problem-posing education and made use of photographs as teaching material. The research was held with students from a technical course in agriculture and aimed to change the naïve consciousness of individuals about environmental education and practices of agribusiness. In this article, we report the analysis and evaluation of photographs as a teaching resource for working with environmental education. Based on the principles of Critical Environmental Education and Paulo Freire´s Pedagogy of Freedom, as theoretical framework, research has a qualitative approach based on direct observation of student behavior in class and in filings made by the teacher. It was identified as a result, the positive potential of photos as teaching material dialogue promoter, especially when they refer to situations familiar to students.

Metodologia de ensino; Educação ambiental crítica; Ensino agrícola

Teaching methods; Critical environmental education; Agricultural education