Alfabetização científica: pensando na aprendizagem de ciências nas séries iniciais através de atividades experimentais

Scientific literacy: thinking about learning science in early grades through experimental activities

Autores: Sirlley Jackelline Silva Gadéa, Rejane Cristina Dorn

Nesse trabalho, verificamos as possibilidades de ensino-aprendizagem dos significados de conceitos físicos para crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclo), em ambientes formais e não formais de ensino, na cidade de Feira de Santana, BA. Nesse sentido, desenvolvemos atividades experimentais (?lúdicas?), criando situações que proporcionem a aprendizagem significativa e, portanto, a Alfabetização Científica. Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos, desenhos e mini-textos espontâneos das crianças, as evidências necessárias à assimilação e compreensão dos conceitos físicos. Usamos processo da descoberta e do interesse natural das crianças em manipular objetos, pois ao agir sobre um determinado objeto vê-se despertar na criança a curiosidade em saber a razão para os fenômenos observados nos experimentos, com o intuito de encorajá-los à estruturação de novos conhecimentos. Ao realizar atividades ?lúdicas?, com uma visão construtivista da Ciência, estamos dando oportunidade às crianças de exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva, pois o desenvolvimento das estruturas cognitivas é a base para que a criança possa construir os conceitos e entender os princípios de todas as áreas do conhecimento e não somente da Física.

In this work, we check the teaching and learning possibilities of physical concepts meanings to children in early grades of elementary school (1st and 2nd cycle), in formal and non formal education at the city of Feira de Santana, BA. In this sense, we developed experimental activities ("playful") by creating situations that provide meaningful learning and, therefore, Scientific Literacy. We seek to identify, through the study and interpretation of dialogues, drawings and spontaneous mini-texts done by the children, the necessary evidences to the assimilation and understanding of physical concepts. We used the discovery process and the natural children´s interest at manipulating objects, because when a child acts upon a particular object he/she may awaken his/her curiosity to know the reason for the phenomena observed in experiments, in order to encourage them structurate new knowledge. In conducting "playful" activities, with a constructivist science view, we are giving opportunity to children to exercise their skills and develop critical thinking and reflectivity, because the development of cognitive structures is the basis for the child to build concepts and understand principles in all areas of knowledge, and not only on physics.

ensino de ciências; conceitos físicos; ensino-aprendizagem; ensino fundamental (1º e 2º ciclos)

science teaching; physical concepts; teaching and learning; elementary school (1st and 2nd cycles)