Analysis of the university-school interaction process: on a pedagogical approach with the thermal subject
Autores: Vinicius Kalil Tomazett, Claudio R. Machado Benite, Anna M. Canavarro Benite
O conhecimento científico tem linguagem própria que, muitas vezes, constitui-se como uma barreira ao seu aprendizado. Abordagens pedagógicas diferenciadas podem representar uma ferramenta útil para o melhor entendimento deste conhecimento. Este trabalho apresenta considerações sobre o desenvolvimento e a utilização de uma abordagem pedagógica sobre conversão térmica, numa aproximação entre universidade e escola. A abordagem foi desenvolvida com vistas à contextualização do tema e envolveu estratégias de modelização com forte apelo para os recursos mnemônicos de visualização. Foi utilizada em uma turma de 3ºano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados indicam que além da aprendizagem dos conceitos envolvidos, esta parceria possibilitou superar o paradigma de que a universidade se limita em produzir o conhecimento que a instituição escolar o aplica tempos depois. Nossa análise permitiu compreender o papel que universidade e escola podem desempenhar na construção de espaços dialógicos em sala de aula, nos quais o conhecimento é democratizado e vai ao encontro das necessidades de ambas as instituições.
Scientific knowledge has its own language and this often constitutes a barrier to their learning. Different pedagogical approaches may represent a useful tool for better understanding of this knowledge. This paper presents considerations on the development and use of a pedagogical approach on thermal conversion and an alignment between university and school. This approach was developed to contextualize this issue and it involved modeling strategies with strong mnemonic devices for viewing. It was used in a class of 3rd year of high school in a public school. Findings indicate that in addition to learning the concepts involved, this partnership has helped to overcome the paradigm according to which the university is limited to the production of knowledge and learning institutions to apply afterwards. Our analysis allows us to understand the role that universities play and that schools apply in the construction of dialogical spaces within the classroom, in which knowledge is democratized to meet the needs of both institutions.
formação de professores; contextualização; ensino de Química
training of teachers; context; teaching of chemistry