The use of an educational tool about passive smoking among elementary school students
Autores: Lílian Fenalti Salla, João Batista Teixeira Rocha, Rafaela Fenalti Salla, Henrique Pereira Abelin, Luciane Padilha Montedo, Rafael Cardoso Pires
Este estudo analisou as concepções acerca do Fumo Passivo entre alunos de ensino fundamental antes e após a interação com uma ferramenta pedagógica sobre o tema. O objetivo foi verificar o impacto da ferramenta nas concepções dos alunos visando gerar implicações para o Ensino em Ciências. Os resultados mostraram que as concepções antes da atividade eram escassas e pouco elaboradas sendo que após a interação com a ferramenta houve uma mudança significativa nas concepções, pois as mesmas se apresentaram articuladas com o conceito científico sobre o tema. A ferramenta mostrou-se valiosa no Ensino em Ciências e na Promoção da Saúde na Escola, porém necessita reparos.
This study considered the conceptions about passive smoking among elementary school students before and after interaction with an educational tool. The objective was to asses the impact of the tool on students´ conceptions to generate implications for science teaching. The results showed that the conceptions before the activity were scarce and poorly elaborated and after interaction with the tool there was a significant change of ideas which were more developed and articulated with the scientific concepts of the topic. The tool has proven valuable in teaching science and health promotion at school, but needs repairs.
fumo passivo; ensino ciências; ferramenta pedagógica
passive smoke; science education; pedagogical instrument