Formação continuada de professores das séries iniciais na modalidade semi-presencial: aprendendo ciências com atividades mãos-na-massa

Continuing education for elementary school teachers in a dual (distance/classroom) setting: learning science through hands-on activities

Autores: Carlos Schroeder, Eliane Angela Veit, Marta Feijó Barroso

Resumo

Neste trabalho relatamos um curso sobre o Ensino de Ciências para as séries iniciais oferecido para professores do Ensino Fundamental em exercício nos sistemas de ensino público estadual e municipal. O curso, com 40h-aula distribuídas ao longo de dois meses, teve 50% da sua carga na modalidade presencial e 50% a distância. A análise descritiva dos resultados aqui apresentada mostra que estratégia mãos-na-massa conquistou os professores, mas os deixou inseguros e ávidos por mais material instrucional.

Abstract

In this paper we describe a professional development course offered to elementary school teachers (grades 1-4) who were teaching in state and municipal public schools. The 40-h course lasted two months and 50% of its classes were in a traditional classroom setting and 50% as distance learning. The descriptive analysis of the results here presented shows that the hands-on strategies managed to conquer the teachers but left them insecure and avid for more instructional material.

Palavras-chave

ciências para as séries iniciais; mãos-na-massa; formação continuada de professores; EAD

Keywords

elementary school science; hands-on teaching; continuing education; distance learning

Texto em PDF