O conhecimento prático dos estudantes do ensino fundamental I a partir de observações microscópicas

Practical knowledge of elementary school I students from microscopic observations

Autores: Darcy Ribeiro de Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano

Resumo

Esse texto trata dos aspectos práticos na formação de conceitos com crianças em faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, na área de Ciências Naturais. Deriva de uma dissertação de mestrado que estudou a formação de conceitos de tamanho e funções vitais de seres vivos numa escola cooperativista da cidade de Central (COOPEC), região Noroeste do estado da Bahia, em 2009-2010. Em tal estudo, objetivamos identificar os conhecimentos dos alunos acerca de microorganismos, micro e macro células e respiração nos vegetais, bem como descrever os processos que eles usam para compreendê-los após o desenvolvimento de aulas práticas com o auxílio do microscópio. Preparamos o material microscópico sobre os referidos conteúdos e observamo-lo em todas as turmas das Séries Iniciais. Fizemos registros fotográficos destas práticas e em áudio e vídeo, incluindo os depoimentos dos estudantes. Em seguida, analisamo-los, segundo método comparativo, na perspectiva de mediação destes saberes para o ensino. Discutimos tais conteúdos com base no conhecimento biológico da criança nos níveis espontâneo e científico.

Abstract

This paper deals with the practical aspects in the formation of concepts in children between the ages of 7 and 11 in the area of Natural Sciences. It derives from a dissertation that studied the formation of concepts of size and vital functions of living beings in a cooperative school in Central City (COOPEC), northwest of the state of Bahia in 2009-2010. This study aimed at identifying students´ knowledge about microorganisms, micro and macro cells and respiration in plants and describing the processes they use to understand them after the development of practical lessons with the aid of a microscope. We prepared the material on such microscopic contents and observed them in all classes of Elementary School. We made photographic, audio, and visual records of these practices including a testimony from students. Then, we analyzed them according to the comparative method with a mediation view of knowledge for teaching. We discussed these contents based on biological knowledge of the child at spontaneous and scientific levels.

Palavras-chave

formação de conceitos; microorganismos; micro células; macro células; Ensino

Keywords

Concept Formation, Microorganisms, Micro cells, Macro cells, Teaching

Texto em PDF