Teas: a thematic for teaching Functional Groups
Autores: Denise da Silva, Mara Elisa Fortes Braibante, Hugo Tubal Schmitz Braibante
Neste trabalho descrevemos uma atividade experimental associada a temática ?Chás? que tem o objetivo de trabalhar alguns conteúdos de Química Orgânica. Propomos uma atividade de ensino baseada nas idéias pré concebidas dos estudantes a respeito do tema ?chá? e da relação que eles fazem com a química estudada, a fim de proporcionar a (re) construção do conhecimento científico levando a um aprendizado significativo. Para avaliar e validar esta prática foi aplicado um questionário final no qual se pode constatar que a atividade foi uma boa estratégia de ensino para que os estudantes relacionassem a química ao seu cotidiano.
This paper describes an experimental activity related to the thematic ?Teas? which intends to work with some contents of organic chemistry. We propose a learning activity based on the students? preconceived ideas on the theme ?tea? and the relationship they attribute to the studied chemistry in order to provide the (re) construction of the scientific knowledge leading to an effective learning. To evaluate and legitimize this practice it was applied a final questionnaire in which it is possible to testify that the activity was a good teaching strategy for the students to relate chemistry and their routine.
experimentação; Química Orgânica; chás
experimentation; organic chemistry, teas