Formação contínua de professores para abordagem de tópicos de Relatividade no Ensino Médio: saberes docentes dos implementadores

In-service teacher education on topics of Relativity at high school: implementers teacher knowledge

Autores: Jorge Luiz Nicolau Junior, Guilherme Brockington, Lucia Helena Sasseron

A presença de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio é, sem dúvida, necessária. Os conceitos e relações advindas da Relatividade são algumas das maiores criações humanas e, além das diversas aplicações tecnológicas associadas a ela, responde por uma concepção de Universo radicalmente diferente àquela promovida pelos nossos sentidos. Neste trabalho apresentamos quais saberes docentes são mencionados ou considerados por implementadores de um curso de Física Moderna e Contemporânea com base nos saberes apontados como necessários à boa conduta docente propostos por Carvalho e Gil-Pérez (2006). Dois professores de Ensino Médio, atuantes na rede pública, atuaram como implementadores de uma proposta ministrando aulas sobre tópicos de Relatividade Restrita no curso mencionado; este, por sua vez, foi destinado a seus pares: professores também da rede pública. Tais implementadores participam de grupos de discussão engajados em temas e metodologias inovadoras para o ensino de ciências. A presença dos saberes foi mapeada por meio de entrevistas gravadas em áudio, efetuadas após as aulas.

The introduction of Modern and Contemporary Physics in High School is undoubtedly required. The concepts and relationships that come from Relativity are some of the greatest human creations and, in addition to technological applications associated with it, this theory brings about a conception of the Universe radically different from the one given by our senses. In this paper, we present what kinds of teachers´ knowledge are mentioned, or taken into account by those who have implemented a course of Modern and Contemporary Physics, based on what Carvalho and Gil-Pérez (2006) suggested as necessary for improving teachers´ practice. Two high school teachers, that work in the public school system acted as implementers of proposed teaching classes on topics of Relativity in the course above mentioned. This was, in turn, intended to their peers that were also teachers in other public schools. These implementers participated in discussion groups engaged in issues and innovative methodologies in Science Education. The presence of knowledge has been mapped by audio-recorded interviews, performed after their classes.

saberes docentes; relatividade; ensino médio; currículo inovador

teachers´ knowledge; relativity; high school; innovative curriculum