Utilização de recursos de aprendizagem na abordagem do tema Física das Radiações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

The use of learning resource to approach the subject Radiation Physics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins

Autores: Lucas Nonato de Oliveira, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo

Neste trabalho foram utilizados alguns recursos didáticos como Vê de Gowin e Mapas Conceituas para identificar a aprendizagem em Física sobre o tema Radiações abordado no ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO. Para o levantamento dos dados empregou-se um questionário previamente elaborado, aplicado para os participantes de um Curso de Extensão ministrado no IFTO, de forma a captar as percepções dos estudantes e identificar suas necessidades de formação. De acordo com os resultados, o tema Radiações necessita ser discutido e aprofundado nos cursos superiores, pois serve de base para o entendimento de aplicações tecnológicas comumente discutidas nos cursos da rede federal de ensino.

In this study, current methods of teaching and learning like Gowin´s Vee and concept maps were used to evaluate the learning about in Radiation Physics in higher education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins - IFTO. For this aim, a questionnaire was applied to the IFTO intensive course students, to achieve students´ perceptions on the proposed themes and its formations needs. According to the obtained results, the theme Radiation in Physics needs to be extensively discussed in higher education institutions; since, it could be a tool to understand technological applications frequently discussed at federal education courses.

Física das Radiações; mapas conceituais; Vê de Gowin

radiation physics, concept maps, Gowin´s Vee