Educação sexual na escola: construção e aplicação de material de apoio

Sex education in school: the construction and implementation of support material

Autores: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira, Vanderlei Folmer

Desenvolver a temática da sexualidade na escola, além de ser um desafio para os professores, exige coragem para pensar e abordar um tema delicado em sala de aula e conhecimento técnico. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de elaboração e aplicação de uma cartilha sobre sexualidade para ser utilizada como recurso didático na escola, visando servir para iniciar e/ou fortalecer a aproximação entre alunos, professores, pais/responsáveis e profissionais da saúde. Os dados foram coletados a partir de uma ficha de avaliação e analisados pela técnica de análise de conteúdo. A partir das discussões dos resultados, concluímos que este tipo de recurso didático contribui para o desenvolvimento desta temática, esclarecendo dúvidas, auxiliando na introdução e/ou no desenvolvimento de vários temas relacionados à sexualidade na escola, em casa ou no posto de saúde, possibilitando uma maior aproximação e integração dos alunos com os adultos de referência.

Developing the theme of sexuality in school, besides being a challenge for teachers, it requires courage to think and to address a sensitive subject in the classroom and technical expertise. The aim of this paper is to present an experience of designing and implementing a primer on sexuality to be used as a teaching resource in schools, aiming to serve to initiate and/or strengthen links between students, teachers, parents/guardians and health professionals. Data were collected from an assessment sheet and analyzed using content analysis. From the discussions of the results, we concluded that this type of teaching resource contributes to the development of this topic, answering questions, assisting in the introduction and/or development of various topics related to sexuality at school, at home or at a health clinic, providing a closer integration of students with reference adults.

educação sexual; educação em ciências; material de apoio; temas transversais; ensino fundamental

sex education; science education; support material; cross-cutting themes; elementary school