O cordel como recurso didático no ensino de ciências

The cordel as instructional resource for science teaching

Autores: Alex Samyr Mesquita Barbosa, Carmensita Matos Braga Passos, Afrânio de Araújo Coelho

Resumo

Este trabalho busca articular o ensino de Física e a Literatura de Cordel como alternativa para superar um ensino de Física caracterizado pelo baixo nível de interesse do aluno pela Física e pela falta de integração desta com a realidade do aluno. Considerando a importância da Literatura de Cordel para a cultura nordestina, a pesquisa teve dentre seus objetivos investigar a potencialidade do uso da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino de Física. O estudo foi realizado com 46 alunos de uma escola pública de Ensino Médio da região metropolitana de Fortaleza, Ceará. Testes foram aplicados com vista a comparar a eficiência da aprendizagem através da leitura de texto em prosa e na forma de Cordel. A pesar de que melhores resultados foram obtidos com texto em prosa, os resultados revelaram que o Cordel tem um bom potencial didático e que deve ser trabalhado mais frequentemente em sala de aula para que os alunos não encontrem dificuldades e tenham mais segurança ao trabalharem com este recurso.

Abstract

This work tries to involve physics teaching with the Cordel Literature as an alternative method to overcome a physics teaching characterized by a lack of interest of the students and articulation with their context. Considering the relevance of the Cordel Literature to the Brazilian Northeast culture, this research aimed to investigate the potential of the Cordel Literature as instructional physics teaching resource. This study was carried out with 46 public high school students at the capital of the state of Ceará, Fortaleza. Exams were applied in order to compare learning efficiency based on prosaic text and Cordel reading. Although the best results were obtained from prosaic text reading, the findings also showed that the Cordel Literature has the potential to be a good instructional resource and should be used more frequently in the classroom so that students can overcome learning difficulties and feel more secure when working with such resource.

Palavras-chave

literatura de cordel e educação; recurso didático; ensino de Física

Keywords

education and cordel literature; instructional resource; physics teaching

Texto em PDF