A rede sociotécnica de um laboratório de Química do Ensino Médio

The sociotechnical network of a high school chemistry laboratory

Autores: Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Moisés Alves de Oliveira

O presente trabalho tem como objetivo principal descrever a rede sociotécnica de um laboratório de Química do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, no município de Londrina-PR, tomando como motivação as teorias de tradução/translação propostas por Bruno Latour e John Law. A pesquisa foi realizada no período de setembro de 2008 a abril de 2009. Os dados de observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo as perspectivas dos Estudos de Laboratório em especial a Teoria Ator-Rede. A observação e a descrição do material apontam para como a rede faz do laboratório estudado algo completamente dependente e producente da rede que atua, ou seja, como o processo de materialização do laboratório é dependente de uma série de associações, negociações, alinhamentos e estratégias realizadas pelos atuantes, que interligam o maior número de elementos a fim de dar viabilidade à construção deste espaço. Concluímos com a discussão de que sua permanência e sucesso não são garantidos, haja vista que todo este processo de mobilização coletiva está sempre prestes a romper ou a se desfazer em algum ponto.

The present work aims to describe the socio-technical network of a high school chemistry laboratory of the State Center for Professional Education Professora Maria do Rosário Castaldi, in the city of Londrina, PR, Brazil, taking as motivation the translation theories proposed by Bruno Latour and John Law. The research was conducted from September 2008 to April 2009. The observation data were audio-recorded and note-taken in a diary, following the perspectives of Laboratory Studies, in particular the Actor-Network Theory. The observation and description of the material point out to how the network makes the lab under study something completely "dependent" and productive of the network which operates, that is, how the materialization process of the laboratory is dependent on a number of associations, negotiations, strategies and alignments performed by the actors, linking the largest number of elements in order to give viability to the construction of this space. It is concluded with the discussion that its permanence and success are not guaranteed given that this whole process of collective action is always about to break or fall apart at some point.

laboratório de Química; rede sociotécnica; tradução

laboratory of chemistry; socio-technical network; translation