Contribuições da investigação matemática para o processo de ensinar e aprender matemática com tecnologia informática

Contributions of mathematical research to the process of teaching and learning mathematics with computer technology

Autores: Vinícius Pazuch, Isabel Koltermann Battisti, Cátia Maria Nehring

A centralidade deste artigo é propor reflexões relativas ao processo de ensinar e aprender Matemática com tecnologia informática a partir de contribuições da perspectiva da investigação matemática. Consideramos uma atividade de ensino e dois episódios de aula de Matemática, desenvolvida com uma turma de 7ª série (8º ano) numa escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A atividade de ensino envolve conceitos de geometria espacial e plana, tratados, especialmente, com o uso do software ?Régua e Compasso?. Os episódios resultam das transcrições de aulas de Matemática em que foi desenvolvida a atividade de ensino. A análise destes dados foi feita a partir de elementos da perspectiva da investigação matemática e das tecnologias informáticas. As reflexões acerca das etapas do processo de investigação matemática, do uso de tecnologias informáticas, da elaboração conceitual, do planejamento, das interações em sala de aula e dos papeis do professor contribuem com as discussões em Educação Matemática.

The centrality of this paper is to propose ideas for the process of teaching and learning mathematics with computer technology contributions from the perspective of mathematical research. We consider a learning activity and two episodes of the math class, developed with a group of 7th grade (8 years) in a public school in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The educational activity includes concepts of spatial and flat geometry, treated, especially with the use of software "Ruler and Compass". These episodes result from transcripts of mathematics lessons in which the teaching activity was developed. Data analysis was done from the perspective elements of mathematical research and computer technologies. The reflections on the stages of mathematical research, the use of computer technology, conceptual elaboration, planning, interactions in the classroom and the teacher´s roles contribute to the discussion in mathematics education.

investigação matemática; tecnologia informática; ensinar e aprender matemática; elaboração conceitual

mathematical research; computer technology; teaching and learning mathematics; conceptual development