Concept maps as facilitating tools for text understanding and interpretation in the subject of chemistry
Autores: Elizabeth Omezo Yano, Carmem Lúcia Costa Amaral
Esse trabalho descreve a construção de mapas conceituais como ferramenta para desenvolver nos alunos do 1° ano do ensino médio a proficiência em leitura e interpretação de texo para aprendizagem de transformações químicas. Esses alunos construíram mapas conceituais a partir da leitura e interpretação de textos presentes no Caderno de Atividades de Química distribuídos pela Secretaria de Educação referente a Proposta Curricular do Estado de São Paulo 2008-2009. Inicialmente os alunos apresentaram dificuldades na interpretação dos textos e consequentemente na construção dos mapas. Mas, essas dificuldades foram diminuindo à medida que eles refaziam seus mapas.
This work describes the construction of concept maps as a tool to develop proficiency in text reading and interpretation in students taking the first grade of high school for chemical transformations learning. Maps have been built up by these students from the reading and interpretation of texts presented in the Chemistry Activity Copybooks distributed by the Education Secretariat regarding the 2008-2009 São Paulo State Curricular Proposal. Initially, the students showed difficulty in interpreting the texts, and as a consequence, in building up the maps. We have seen that such difficulties decreased as maps were remade.
aprendizagem significativa; mapas conceituais; leitura, transformações químicas
meaningful learning; concept maps; reading; chemical transformations