Escrita como ferramenta indicativa das possíveis contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem

Writing as an indicative tool of possible contributions for learning from an investigative activity about temperature

Autores: Marta Maximo Pereira, Vitorvani Soares, Viviane Abreu de Andrade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma atividade investigativa experimental para a construção do conceito termodinâmico de temperatura e tentar analisar seus possíveis efeitos sobre a aprendizagem de alunos de Ensino Médio. Para tanto, aplicamos nossa proposta durante as aulas regulares da disciplina de Física em uma turma de 1º ano do Ensino Médio do CEFET/RJ ? UnED Nova Iguaçu e analisamos o material escrito produzido por grupos de estudantes após a realização dessa atividade. Acreditamos que a escrita exige maior grau de reflexão do que a fala, e permite a sistematização das discussões desencadeadas em sala de aula. Além disso, a escrita coletiva possibilita também maior negociação de significados entre os sujeitos que constituíam os grupos. Por isso, realizamos um estudo amplo do relato produzido por um dos grupos de alunos e analisamos as conclusões a que todos os grupos chegaram para elaborar a resposta ao problema proposto na atividade investigativa. As evidências que observamos sugerem que esta atividade investigativa colabora positivamente para a construção do conceito de temperatura e para o desenvolvimento de habilidades como levantar hipóteses sobre uma questão, trabalhar em grupo, argumentar com fundamentação científica e reconhecer e participar das etapas de um processo de investigação científica.

Abstract

This paper aims to present an experimental investigative activity to build the thermodynamic concept of temperature and to analyze its possible effects on the learning of high school students. For this purpose, we apply our proposal during regular physics lessons in a 1st year high school class at CEFET/RJ ? UnED Nova Iguaçu, RJ, Brazil, and analyze written material produced by groups of students after this activity. We believe that writing demands greater reflection than speech, and allows the systematization of discussions raised in the classroom. Moreover, the collective writing also allows greater negotiation of meanings among the individuals who constituted the groups. Therefore, we conducted a comprehensive study of the report produced by a group of students and analyzed the conclusions that all the groups came to in order to formulate the answer to the problem proposed in the investigative activity. The evidence that we observed suggests that the activity contributes positively to the construction of the concept of temperature and the development of skills like raising hypotheses, working in groups, arguing with scientific reasoning and recognizing and participating in the stages of a scientific investigation.

Palavras-chave

atividade investigativa; temperatura; escrita; aprendizagem

Keywords

investigative activity; temperature; writing; learning

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