Approaches among the areas of science teaching and health: building motor learning and science learning in physical education workshops
Autores: Beatriz Cantanhede Carrapatoso, Luiza Oliveira, Antonio Carlos de Miranda, Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb
Um dos grandes desafios na prática clínica do profissional de Fisioterapia, especialmente na área de reabilitação neurológica, é proporcionar ao paciente uma experiência de aprendizagem motora, que é caracterizada como uma mudança na capacidade de executar atividades em função da prática ou experiência. Neste sentido, o presente estudo analisou uma prática clínica em Fisioterapia, que visava à aprendizagem motora, com a finalidade de entender como podem ser estabelecidos vínculos com a aprendizagem científica ? aprendizagem de conteúdos da Ciência. Ou seja, o objetivo foi investigar se o desenvolvimento intelectual favorece a Aprendizagem Motora. Para realizar esta análise, o aporte teórico foi a teoria do desenvolvimento intelectual descrita por Vygotsky. Segundo este autor, a verdadeira essência do comportamento humano complexo se dá a partir da unidade dialética da atividade simbólica (fala) e a atividade prática. O indivíduo, ao internalizar as experiências fornecidas pela Cultura, deixa de se basear em signos externos e começa a se apoiar em recursos internalizados (imagens, representações mentais, conceitos etc.). Assim, a nossa relação com o mundo é mediada por meio das ferramentas auxiliares, que podem ser instrumentos e signos. O corpo é uma dessas ferramentas, pois media nossa relação com os objetos, mas, também, é signo que media a relação com o psiquismo e com os outros. A fim de analisar as relações entre a atividade simbólica e a atividade prática, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados foi a observação participante realizada durante as oficinas para o desenvolvimento da aprendizagem intelectual e da aprendizagem motora. Estas oficinas foram elaboradas a partir da adaptação das oficinas do Projeto Ciência à Mão (USP), que tratam de conceitos físicos a respeito do movimento humano. Os sujeitos da pesquisa foram 3(três) crianças, entre 7(sete) e 12 (doze) anos, portadoras de disfunções neuromotoras, devidamente matriculadas no ensino fundamental da rede de ensino do município de Teresópolis (RJ), em tratamento fisioterapêutico na Clínica Escola de Fisioterapia do UNIFESO, e a fisioterapeuta coordenadora das atividades com as crianças na clínica. As oficinas levaram às crianças ao processo de aprendizagem intelectual e motora, permitindo observar que a mediação constitutiva do processo de construção da aprendizagem intelectual foi capaz de transformar o movimento dos corpos dos sujeitos analisados. Os resultados obtidos apontam para um caminho de aproximação entre os dois tipos de desenvolvimento: intelectual e motor, compreendendo ser possível a potencialização do aprendizado motor, pela aproximação com a aprendizagem científica. Isto permite pensar na prática do profissional de Fisioterapia para além das abordagens meramente clínicas e permite constituir lugar para o Ensino de Ciências na interface com as questões da Saúde.
A major challenge in clinical practice of the professional in Phisiotherapy, especially in the area of neurological rehabilitation is to provide to the patient an experience of motor learning, which is characterized as a change in the ability to perform activities as a function of practice or experience. In this sense, this study examined a clinical practice in Physiotherapy, which aimed to motor learning, in order to understand how can be established connections with the scientific learning - learning content of the Science. In other words, the aim was to investigate whether the intellectual development favors Motor Learning. In this analysis, the theoretical contribution was the theory of intellectual development described by Vygotsky. According to this author, the true essence of the complex human behavior occurs from the dialectical unity of symbolic activity (speech) and practical activity. The individual, to internalize the experience provided by the Culture, no longer rely on external signs and begins to rely on internalized resources (images, mental representations, concepts, etc.). So our relationship with the world is mediated through the auxiliary tools, which may be signs and instruments. The body is one of those tools, because mediates our relationship with the objects, but also is a sign that mediates the relationship with the psyche and with others.In order to analyze the relationship between the symbolic activity and practical activity, we performed a qualitative survey which the instrument of data collection was participant observation carried out during the workshops for the development of intellectual learning and motor learning. These workshops were developed from the adaptation of the workshops Hand Science Project (USP), which deal with the physical concepts about human movement. The study subjects were 3 (three) children, between 7 (seven) and 12 (twelve) years, suffering from neuromotor duly enrolled in elementary schools teaching in Teresópolis (RJ), in physiotherapy treatment at the Clinic School of Physiotherapy UNIFESO, and the physiotherapist who coordinates activities with the children at the clinic. The workshops took the children to the intellectual learning process and motor skills, allowing to see that the mediation constitutive of the intellectual learning construction was able to transform the motion of the bodies of subjects analyzed. The results point to a rapprochement between the two types of development: intellectual and motor, including the possibility the enhancement of motor learning, by the approach to scientific learning. This allows the consideration of the professional practice of Physiotherapy approaches beyond the merely clinicals form and allows room for the Teaching of Science at the interface with the issues of Health.
ensino de ciências e saúde; Aprendizagem Motora; aprendizagem científica; Fisioterapia; ensino de Física
teaching science and health; motor learning; scientific learning; physiotherapy; physics teaching