ENSINO DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO COM ENSINO PÚBLICO E PRIVADO

TEACHING OF MODERN PHYSICS: A CASE STUDY WITH PUBLIC AND PRIVATE EDUCATION

Autores: André Flávio Gonçalves Silva, José Adauto Andrade Júnior, Francisco Augusto Silva Nobre

Resumo

Resumo Sabemos que o Ensino de Física não está ocorrendo satisfatoriamente, pois na maioria das escolas se ensina apenas a Física Clássica. É como se ainda estivéssemos no século XIX, quando a Física Moderna ainda não estava desenvolvida. Outra questão, é que na maioria das vezes, a única intenção quando se ensina Física, é o de preparar os estudantes para realização de exames como: ENEM e vestibular. E quando ministrado o conteúdo de Física Moderna, este é tratado superficialmente, muitas vezes pela falta de preparação do professor, como também por esse assunto está apenas como um apêndice nos livros e apostilas. A disciplina de Física não deve estar voltada apenas para memorização de fórmulas algébricas para a realização de exames vestibulares, sendo necessário que os alunos compreendam o conceito que está por trás das fórmulas matemáticas, mesmo porque, com o ensino de física moderna o estudante pode compreender melhor as aplicações tecnológicas da Relatividade e da Quântica, e também o desenvolvimento da Energia Nuclear e suas implicações ambientais e políticas, por exemplo. Propomos nesse trabalho ministrar o conteúdo de Física Moderna no Ensino Médio para alunos do 3º ano de escolas de ensino público e privado da cidade de Juazeiro do Norte - CE. Analisamos o aprendizado de cada setor de ensino: publico e privado. Nosso principal objetivo é verificar o desenvolvimento no aprendizado dos estudantes quando se ensina Física Moderna de forma adequada. Para isso, ministramos um curso de 40 horas/aula com turmas de 30 voluntários, onde buscamos trabalhar principalmente a parte conceitual relacionando a Física com o cotidiano. Além disso, foram relatados experimentos, vídeos e simulações computacionais. Com isso observamos que os alunos de ambas as modalidades de ensino (público e privado), evoluíram no aprendizado.

Abstract

Abstract We know that the teaching of physics is not going well, for in most schools is taught only classical physics It is as if we were still in the XIX century, when Modern Physics was not yet developed. Another issue is that the only intention is to prepare students for exams such as: ENEM and college entrance exam. And when given the content of modern physics, it is treated superficially, often for lack of teacher preparation, but also because this issue is just like an appendix in the books and handouts. The discipline of physics should not be focused only for memorizing algebraic formulas for the conduct of entrance examinations, requiring that students understand the concept that is behind the mathematical formulas, because, with the teaching of modern physics student can understand best technological applications of Relativity and the Quantum, and the development of nuclear energy and its environmental implications and policies, for example. We propose in this paper provide the contents of Modern Physics in high school for students in 3rd year school of public and private schools in the city of Juazeiro do Norte - CE. We analyze the learning of each education sector: public and private. Our main goal is to verify the development in student’s learning when teaching Modern physics adequately. For this we conducted a course of 40 class/hours with groups of 30 volunteers, where we try to work primarily the conceptual part physics relating it to everyday life. Furthermore, experiments have been reported, videos and computer simulations. Thus we see that students in both types of education (public and private), evolved in learning.

Palavras-chave

Palavras-chave: Ensino de Física Moderna, Aprendizagem, Ensino Público e Privado

Keywords

Keywords: Teaching of Modern Physics, Learning, Public and Private Education

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