GENETICS ON TV: THE EDUCATIONAL VÍDEO AS A RESOURCE FACILITATOR IN THE TEACHING-LEARNING
Autores: Mayara Lustosa de Oliveira, Adriana Maria Antunes, Mariana Pires de Campos Telles, Simone Mª Teixeira de Sabóia-Morais
O material didático exposto neste trabalho visa apresentar o conteúdo de Genética básica de forma atrativa em um vídeo educativo, aproximando a realidade escolar do cotidiano dos alunos. Trata-se de um filme que contém definições e conceitos básicos da disciplina, considerada difícil pela maior parte dos estudantes. O recurso foi apresentado à uma turma de graduandos em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás, os quais avaliaram as alternativas de uso e o benefício dos vídeos no ensino, além das possibilidades de adaptação para utilização dos vídeos na educação inclusiva. Após a aplicação do vídeo foram realizadas análises das falas dos estudantes e das professoras das disciplinas cujo conteúdo do vídeo estava relacionado, nesse momento foi possível observar que os mesmos aprovaram a metodologia e consideraram-na eficaz no processo de ensino aprendizagem.
The teaching material exposed in this paper presents the basic content of Genetics attractively in an educational video, approaching the school from daily life of students. The movie contains basic definitions and concepts of the discipline, considered difficult by most students. The appeal was submitted to a class of students graduated in Biological Sciences - Degree from Universidade Federal de Goias, which evaluated the alternative use and benefit of videos in teaching, beyond the possibilities of adaptation for use of videos in inclusive education. After application of the video were analyzed the speech of students and teachers of disciplines whose content was related to the video, was possible to observe that they approved the methodology and found it effective in teaching and learning process.
Vídeos, Genética. Inclusão Educacional. Ensino-aprendizagem.
Videos. Genetics. Inclusion Education. Teaching and learning.