Working Concepts of Geometry Plane with GOOGLE EARTH TM
Autores: Karen Henn Gil, Valderez Marina do Rosário Lima, Regis Alexandre Lahm
O artigo apresenta uma proposta para o ensino de Geometria Plana, conteúdo que, embora reconhecido como importante, tem sido desconsiderado durante o Ensino Fundamental. Foi realizado um conjunto de atividades, com duas turmas de 5ª série, durante as aulas de Matemática com o propósito de analisar a contribuição do uso da técnica de sensoriamento remoto, por meio do software Google EarthTM, na construção dos conceitos básicos de Geometria Plana. As atividades idealizadas foram trabalhadas em cinco encontros e elevaram a motivação para as aulas de matemática, oportunizando pesquisa e desenvolvimento de competências com a utilização de ferramentas disponíveis no software. Constatou-se um evidente crescimento em relação à aprendizagem do conteúdo. É possível dizer, também, que os alunos se mostraram usuários criativos e colaboradores, evidenciando que o uso da tecnologia no ensino pode ser um recurso que oportuniza a autonomia dos sujeitos quando bem utilizada. Ressalta-se ainda que as tarefas propostas mostraram a necessidade do conhecimento de outros conteúdos como, por exemplo, unidades de medidas, que estavam disponíveis em uma das ferramentas, proporcionando a percepção de que o conteúdo não tem um fim em si mesmo, mas sim uma ligação com muitos outros.
This article presents a proposal for the teaching of Plane Geometry, considering it has been neglected in Elementary Schools in the last decades. The aim of this study was to analyze the contribution of using remote sensing technique, by using the software Google EarthTM in the construction of the basic concepts of Plane Geometry. For this, we performed a set of activities with two 5th grade groups, during the mathematics lessons. The planned activities were developed in five meetings and they have increased students’ motivation for math classes. This fostered research and the development of skills through the use of tools available in the software. A significant increase in relation to the learning content was clearly observed. The students proved to be creative users and collaborators, showing that the use of technology in teaching can encourage autonomy when used adequately. It is worth noting that the proposed tasks showed that we need not only to master different areas of knowledge but also realize how they can complement one another.
geometria plana, sensoriamento remoto, unidade de aprendizagem.
plane geometry, remote sensing, learning unit.