REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM AULAS DE FÍSICA: ESTUDO DE UM EPISÓDIO HISTÓRICO DO BRASIL COLONIAL

Reflections about the nature of science in Physics classes: study of an historical episode of the Brazilian colonial period

Autores: Cassiana Barreto Hygino, Nilcimar dos Santos Souza, Marília Paixão Linhares

Resumo

Este artigo discute uma experiência didática de ensino de Física realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com uma turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos em formação profissional. Sob a orientação metodológica da pesquisa-ação, planejamos o estudo do episódio histórico da expedição de Couplet ao Brasil em 1698, que pretendia contribuir para resolver a controvérsia sobre o formato da Terra, se achatada ou alongada nos pólos. Como estratégia de ensino, adotamos o método de estudo de caso aliado ao episódio histórico citado. A estratégia foi desenvolvida em classe com apoio de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Durante o trabalho os estudantes deveriam avaliar a importância da expedição para o debate sobre o formato da Terra. O trabalho conduzido permitiu identificar suas visões sobre a natureza da ciência e contribuir para que visões mais adequadas da atividade científica fossem consideradas. Além disso, o trabalho permitiu aos alunos buscar informações sobre o tema, realizar leituras, escrever resenha, defender ideias e desenvolver habilidades para o domínio do uso da tecnologia computacional.

Abstract

In this work we have used the historical episode of Couplet expedition to Brazil in 1698, which had aimed to clarify the controversy about the shape of the earth, if flat or elongated at the poles, as didactic tool for teaching Physics to adults under professional education training. Based on action-research methodology, the case study was supported by virtual teaching-learning environment. The students could debate about earth shape by taking into account the most important facts related to that expedition, and then it was possible to identify their point of view on science nature. In addition, the students were motivated to seek information on the proposed subject, to write about it, to defend their ideas, and to develop new skills by using computational technology.

Palavras-chave

episódios históricos; natureza da ciência; educação de jovens e adultos; pêndulo simples.

Keywords

historical episode; nature of science; youth and adult education; simple pendulum.

Texto em PDF