O USO DE MODELAGENS REPRESENTATIVAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA GENÉTICA: UM ESTUDO DE CASO

The use of representative modeling as a strategy teaching of genetics: a case study

Autores: Renata Ferreira Rodrigues

Resumo

Apresentamos no trabalho uma experiência didática com uso de modelagens no ensino da Genética, desenvolvido entre agosto e novembro de 2010 com alunos do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Instituto Francisco de Assis em Itumbiara-GO. As atividades foram propostas a fim de verificarmos a existência da promoção de uma aprendizagem mais significativa a partir da construção de modelos didáticos representativos. A discussão da prática e relato da experiência pode orientar professores e alunos quanto ao desenvolvimento da temática. Os resultados mostraram que essas atividades despertaram um maior envolvimento dos alunos na aula favorecendo o entendimento do conteúdo proposto em uma reafirmação do valor de atividades diferenciadas nas aulas de Biologia.

Abstract

The present work is a teaching experience with the use of simulation or modeling in the teaching of genetics developed between August and November 2010 with students from 3rd year high school of the Instituto Francisco de Assis in Itumbiara-GO. The activities were proposed in order to verify the existence of a greater student learning through the construction of recreational educational models promoting a more meaningful learning. The discussion of the practice and report of experience can guide teachers and students about the development of the theme and the results showed that these activities aroused greater involvement of students in the classroom facilitating the understanding of the proposed content and enabling higher fixation, a reaffirmation of the value and weight of different activities in biology classes.

Palavras-chave

Genética, aprendizagem, modelagens representativas.

Keywords

Genetic, learning and representative modeling

Texto em PDF