O PENSAMENTO DE FREIRE E VYGOTSKY NO ENSINO DE FÍSICA

The thinking of Freire and Vygotsky in the physical education

Autores: Simoni Tormöhlen Gehlen, Karine Raquiel Halmenschlager, Aniara Ribeiro Machado , Milton Antonio Auth

Resumo

A crescente presença do pensamento de Freire e Vygotsky nas pesquisas em ensino de Ciências e de Física no Brasil nos instiga entender as contribuições destes autores para o ensino de Física e a respectiva extensão no que tange ao Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), ao Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), à Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Localizamos os trabalhos publicados nesses eventos e periódicos brasileiros que se referenciam nas obras de Freire, de Vygotsky ou de ambos, no período de 2003 a 2008. Identificamos os principais focos temáticos dos estudos que utilizam esses referenciais por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que as publicações nos Anais dos eventos que utilizam Freire como referência predominam discussões acerca da formação de professores e do currículo, e naqueles utilizam Vygotsky as reflexões focalizam a tecnologia da informação e materiais, métodos e estratégias de ensino, o processo de ensino-aprendizagem e cognição. Em relação aos periódicos, os artigos que se referenciam em Freire tratam do uso de tecnologias da informação no ensino, a pesquisa em ensino de Ciências e a divulgação científica; e em Vygotsky, a análise de estratégias voltadas para o ensino de Física, em especial as organizadas em atividades experimentais e computacionais.

Abstract

The growing presence of the thinking of Freire and Vygotsky in research about science and physics teaching in Brazil urges us to understand the contributions of these authors for the teaching of physics and its extension with regard to the Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), to the Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), to the Revista Brasileira de Ensino de Física and the Caderno Brasileiro de Ensino de Física. We found the papers published in these events and Brazilian journals that reference the works of Freire, Vygotsky or both, in the period of 2003 to 2008. We identify the main thematic focus of the studies that use these frameworks through Discourse Textual Analysis. Among the results, it is emphasized that the publications in the Annals of the events using as a reference Freire dominate discussions of teacher training and curriculum, and those using Vygotsky the reflections focus on technology of information and materials, methods and teaching strategies, the process of teaching-learning and cognition. In relation to the journal articles that refer to Freire treat of the use of information technology in the teaching, the research in Science education and the scientific divulgation; and in Vygotsky, the analysis of strategies for physics’ teaching, particularly organized in experimental and computational activities.

Palavras-chave

Ensino de Física, Freire, Vygotsky, Focos Temáticos

Keywords

Physics teaching, Freire, Vygotsky, Thematic Focus

Texto em PDF