RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE LÁPIS E PAPEL NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

Paper and Pencil Problem Solving in an Investigative Approach

Autores: Luiz Clement, Eduardo A. Terrazzan

Resumo

A resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de Física, uma atividade didática fundamental para a construção de conhecimentos dos alunos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não passam de tarefas repetitivas de resolução de exercícios que envolvem apenas a memorização conceitual e/ou a aplicação direta de equações. Tendo isso em vista, neste artigo apresentamos e discutimos alguns dos resultados alcançados por meio de um estudo sobre práticas didáticas de Resolução de Problemas baseadas em situações-problema, cujos desenvolvimentos, em sala de aula, procuram seguir uma abordagem investigativa. Dessa forma, conseguimos criar um ambiente escolar em que a resolução de problemas de lápis e papel ativou a participação, reflexão e criatividade dos alunos, superando assim sua tradicional característica repetitiva e reprodutiva.

Abstract

Problem solving is considered, in the context of Physics teaching, an essential didactic activity for the construction of students' knowledge in this area. However, in his majority, these activities don't pass of repetitive tasks of exercises resolution that just involves conceptual memorization and/or the direct equations application. Having this in sight, in this paper we present and discuss some of the results achieved through a study about didactic practices of Problem Solving based on problem-situations, whose developments, in classroom, sought follow an investigative approach. With this, we create a school environment where paper and pencil problem solving activated the participation, reflection and creativity of students, surpassing its traditional repetitive and reproductive characteristics.

Palavras-chave

Resolução de Problemas; Abordagem Investigativa; Ensino de Física.

Keywords

Solving Problem; Investigative Approach, Physics Teaching.

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