CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA PARA AS CRIANÇAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS

Physics Basic Concepts For Children: A Proposal For Initial Series

Autores: Margarete do Rocio Rodrigues; Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo

Pretende-se neste artigo contribuir com a exploração de estratégias de ensino-aprendizagem nas séries iniciais que possibilitem a formação e a compreensão de conceitos de Física, de modo a elucidar a importância e a necessidade de tais conceitos na vida cotidiana dos alunos. A pesquisa teve como público alvo alunos de uma turma do 3º ano 1º Ciclo das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino e foi desenvolvida sob a perspectiva da pesquisa qualitativa, por meio da observação participante de cunho interpretativo. O problema que norteou o estudo foi a possibilidade de introduzir, nas séries iniciais, conceitos de Física, por meio de um projeto interdisciplinar em torno da temática energia. As atividades desenvolvidas buscaram estimular as crianças a entender e pensar sobre o tema energia, produção e distribuição da energia elétrica, estudo do chuveiro elétrico, da lâmpada, do para-raio, circuitos elétricos, demonstrando que conceitos básicos de Física podem ser trabalhados desde o início da escolarização, para incentivar as crianças a entenderem e fazerem uso da ciência e da tecnologia presentes em seu cotidiano, com vistas a uma aprendizagem mais significativa. Por meio da análise dos dados, percebeu-se que, ao se discutirem conceitos físicos, os alunos demonstraram interesse para aprender e os resultados apresentaram uma resposta positiva na aceitação e no seu desempenho.

Abstract

This article aims to contribute to the exploration of strategies for teaching and learning in the initial series, allowing the formation and understanding of physics concepts in order to elucidate the importance and necessity of such concepts in the students’ everyday life. The research had elementary school eight-year-old children from a public school as a target group, and was developed by an interpretative nature participant observation from the qualitative research perspective. The issue which guided the study was the possible inclusion, in the initial series, of physics concepts by an interdisciplinary project on the theme energy. The activities undertaken aimed to encourage children to understand and think about the theme energy, electric energy production and distribution; study of electric shower, the light bulb, the lightening rod and electrical circuits, showing that basic physics concepts can be studied since initial education, to encourage children to understand and use science and technology present in everyday life, aiming a more meaningful learning. Analyzing the data, it was noticed that the students have shown interest in learning and the results showed a positive response in the acceptance and performance of them, when discussing physics concepts.

Palavras-chave

Conceitos Físicos; Ensino-aprendizagem; Séries iniciais; Ensino de Ciências; Ensino de Física.

Keywords

Physics concepts; Teaching and learning; Initial series; Science teaching; Physics teaching.

Texto em PDF