SAINDO DA SALA DE AULA PARA OBSERVAR OS PLANETAS E CRIAR UMA NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Leaving the classroom to observe the planets to create a new pedagogical practice

Autores: Paulo Sergio Bretones; Maurício Compiani

Resumo

Este trabalho estuda o tema da Observação do Céu levando-se em conta o referencial teórico do professor reflexivo e o aspecto da criatividade na racionalidade prática na formação de professores. Estudou-se um curso de Astronomia para professores por meio entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisados os relatos de ações extraclasse dos participantes, sua prática pedagógica com seus alunos e sua relação com o desenvolvimento da programação do curso que participaram. Discute-se a importância da observação de conjunções de planetas, noticiadas pela imprensa na época e trabalhadas no curso. Os resultados mostram que tais eventos permitiram a alguns participantes elaborarem novas estratégias em sua própria prática pedagógica, mostradas pelos relatos. Relataram que abriram espaço na programação de suas aulas para sugerirem e realizarem observações dos planetas com seus alunos. Os participantes também tiveram várias mudanças de atitudes: lendo matérias sobre Astronomia no jornal, usando a Internet, aumentando o interesse e abordando esta ciência de outra forma. Conclui mostrando que os participantes, usando de relativa autonomia, introduziram criativamente conteúdos astronômicos em sua prática pedagógica. Isto se dá pela em situações chamadas de reflexão-na-ação, quando usam seus conhecimentos com uma parcela de improvisação e adaptação a novas situações.

Abstract

This work presents a study on sky observation that used the reflective teacher and the practical rationality framework in an Astronomy course offered to teachers. The data was obtained through interviews, accounts by the teachers and records from the classes and meetings. It is studied the relation between the accounts of sky observations and pedagogical practices by the participants and the development of the contents of the course. It is discussed the importance of the conjunctions of planets, noticed by the media at that time and worked during the course. The results show that these events allowed to some participants elaborate new strategies in their own pedagogical practices, shown by the reports. In this way, they reported that opened space in the program of their classes to suggest and make observations of the planets with their students. The participants have had changing of attitudes: reading astronomy articles in the newspaper, using Internet, increasing the interest and approach this science by other way. It concludes by showing that the participants, using some autonomy, introduced, creatively, astronomical contents in their pedagogical practice. It happens in situations named reflection-in-action, when the participants use their knowledge with some improvisation and adaptation to new situations.

Palavras-chave

Astronomia, Observação do céu, Formação de professores, Reflexão-na-ação Criatividade.

Keywords

Astronomy, Observations of the sky, Teacher education, Reflection-in-action, Criativity.

Texto em PDF