Reducing sugars in higher education: Problem-based activities
Autores: Angela Carine Moura Figueira, João Batista Teixeira Rocha
Este artigo apresenta uma abordagem à aprendizagem baseada em resolução de problemas (ABRP), um modelo de ensino que permite aos estudantes partir do conhecido para o desconhecido, com o objetivo de compreenderem os princípios científicos que se encontram subjacentes ao problema, o que os torna muito mais ativos em seu processo de aprendizagem. Aqui relataremos as atividades realizadas no segundo semestre de 2010, com um total de 20 alunos matriculados. Foram necessárias 2 aulas de quatro horas cada. As atividades experimentais eram relativas aos questionamentos: i) Qual a finalidade do reagente de Benedict? e ii) Qual a finalidade da GOD? Ao final dos experimentos, os alunos inferiram que o reativo de Benedict detecta açúcares redutores, enquanto que a GOD (glicose oxidase) serve para determinar glicose e grupamentos aldeídicos e cetônicos em alguns açúcares (dependendo da geometria espacial da molécula e da concentração da solução). Com essa proposta, esperamos auxiliar os futuros professores (alunos de licenciatura) bem como os professores em exercício, contribuindo para proposição de atividades que instiguem a percepção e curiosidade dos estudantes.
This paper presents an approach to problem-based learning (PBL), a teaching model that allows students from the known into the unknown, in order to understand the scientific principles that are underlying the problem, which makes them much more active in their learning process. Here we report the activities carried out in the second semester of 2010, with a total of 20 students enrolled. It took two classes of four hours each. The experimental activities were related to the questions: i) What is the purpose of Benedict's reagent? and ii) What is the purpose of GOD? At the end of the experiments, students inferred that the reactive Benedict detects reducing sugars, while GOD (glucose oxidase) is used to determine glucose and aldehydic and ketonic groups in some sugar (depending on the spatial geometry of the molecule and the concentration of the solution). With this proposal, we hope to help future teachers (undergraduate students) as well as practicing teachers, contributing to propose activities that instigate awareness and curiosity of students.
Experimentação, bioquímica, açúcares redutores.
Experimentation, biochemistry, reducing sugars.