SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA APLICADA A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Simulation of the protein synthesis process: limits and possibilities of a teaching activities applied to high school students

Autores: George Oliveira Fontes, Daisi Teresinha Chapani, Ana Lucia Biggi de Souza

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que objetivou avaliar o uso de uma atividade didática que simula o processo de síntese de proteínas. Os instrumentos de obtenção dos dados foram: questionários, entrevistas e observações. Os dados foram analisados por meio da frequência relativa das respostas dadas às questões fechadas e de análise de conteúdo para os demais. A aplicação do modelo apresentou alguns aspectos positivos como motivação e aprendizado dos conteúdos mais diretamente relacionados com a tradução gênica, porém, foram notadas também algumas dificuldades, as quais consideramos que devem ser levadas em conta pelo professor na aplicação da atividade.

Abstract

This paper reports the results from a research which evaluated didactic activities that simulate the protein synthesis process. The intervention was performed with high school students in a public school from Bahia, Brazil. The instruments utilized for the obtainment of data were: questionnaires, interviews and observations. The data were analyzed by means of the relative frequency and content analysis methods. The application of this model presented some positive aspects, such as the motivation and the learning of the contents more directly related to the genetic translation. However, some hardships occurred along the way, and they must be taken into account by the teacher when the application of the activity is initiated.

Palavras-chave

ensino de Biologia, metodologia alternativa, tradução gênica.

Keywords

Biology teaching, alternative methodology, genetic translation.

Texto em PDF