Belo Monte Hydroelectric: a current controversy to awaken a critical environmental education
Autores: Cleise Helen Botelho Koeppe, Regis Alexandre Lahm, Regina Maria Rabello Borges
O presente trabalho tem como objetivos avaliar a influência da mídia enquanto formadora de opinião e a utilização de recursos digitais como ferramentas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica, junto a um grupo de educandos de uma escola do município de Gravataí, RS. Durante a prática pedagógica foram utilizados como recursos: pesquisas individuais, trabalhos em grupos, visualização de imagens orbitais e vídeos. Dessa forma, foi possível debater os impactos culturais e ambientais que podem ser desencadeados a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, priorizando o enfoque das etnias indígenas afetadas. Como resultado, detectou-se a construção de sujeitos ecológicos e cidadãos, capazes de emitir opiniões coerentes a respeito de uma sociedade dependente de recursos energéticos.
This paper aims to evaluate the media influence as opinion maker and the use of digital resources as development tools at a Critical Environmental Education, with a group of students from a school in the town of Gravataí, RS. Were used in class the following resources: individual research, working groups, viewing orbital images and videos. This made possible to discuss the cultural and environmental impacts that can be caused from the construction of the Belo Monte Hydroelectric Plant, prioritizing the focus of indigenous groups affected. As a result, it was found the construction of ecological subjects and citizens, able to express consistent opinions about a society that needs energy resources.
Indígenas brasileiros; Mídias; Educação Ambiental Crítica.
Brazilian Indians, Media, Critical Environmental Education.