ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO 1º ANO DE ESCOLARIDADE: A DISSOLUÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS EM ÁGUA

Experimental Science Teaching with 1st graders: the dissolution of solid materials in water

Autores: Paulo Varela, Joaquim Sá.

Resumo

Este artigo descreve e analisa o processo de construção de significados científicos sobre a dissolução de materiais sólidos em água, promovido numa turma do 1º ano de escolaridade de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Braga – Portugal. A turma, constituída por 18 alunos com uma média de idades de 6,25 anos, foi sujeita a uma prática de ensino experimental das ciências, durante 40 horas, distribuídas ao longo de um ano. No momento da intervenção pedagógica sobre o tema curricular da dissolução, os alunos tinham já beneficiado de 18 horas de ensino experimental das ciências na abordagem de outros temas curriculares. A análise do processo promovido com as crianças incide no diário de aula - uma narrativa descritiva e reflexiva elaborada com base na gravação áudio e registos escritos efetuados durante a observação participante em contexto de sala de aula. A analise é concomitante com a apresentação de resultados de aprendizagem que vão ocorrendo na turma. Estes resultados, conjugados com os obtidos num inquérito de avaliação individual, permitem concluir que uma larga maioria dos alunos desenvolveu, para o fenômeno de dissolução, um modelo de fragmentação do material em pequenas partículas, que se dispersam no líquido, tornando-se invisíveis.

Abstract

This paper describes and analyzes the process of meaning construction about the dissolution of solid materials in water that took place in a 1st grade class at a primary school in Braga, Portugal. The class, composed of 18 children with a mean age of 6.25 years, was subjected to 40 hours of experimental science teaching throughout one year. At the time of the pedagogical intervention concerning the issue of dissolution, the children had already received 18 hours of experimental science teaching on other curriculum subjects. The analysis of this process is focused on the class diary - a descriptive and reflexive narrative prepared by the researcher, based on the field notes and audio recordings made during participant observation in the classroom context. The analysis is simultaneous with the presentation of the learning outcomes achieved by the children in the classroom. These outcomes, combined with the results of an individual assessment survey, suggest that a large majority of students have developed, for the phenomenon of dissolution, a mental model of fragmentation of the solid material into smaller particles, which in turn spread in the water and become invisible.

Palavras-chave

Ensino de Ciências; Experimental; Reflexivo; Construção de significados.

Keywords

Science teaching; Experimental; Reflective; Meaning construction.

Texto em PDF