Telling stories in classes of Biological Sciences
Autores: Lia Flávia Araújo Santos, Marcelo Zanotello.
Analisamos uma estratégia visando estimular interações entre alunos e professores, desenvolvida no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública paulista, a partir da leitura de um livro de divulgação científica em aulas de Ciências Biológicas. As atividades foram planejadas no âmbito de um projeto no programa FAPESP - Ensino Público. Subsidiamos o trabalho em estudos reportados na literatura sobre ensino de ciências acerca da utilização didática de textos de divulgação; em uma concepção de leitura que a considera um processo interpretativo de atribuição de sentidos, sujeito a condições de produção tanto locais quanto históricas; e na importância de se estabelecer um ambiente de mediação dialógica em sala de aula, que auxilie os processos de ensino e aprendizagem. A turma foi dividida em grupos, cada um sendo responsável pela leitura e apresentação oral para a classe de um capítulo do livro “Você é um animal, Viskovitz”. Os alunos contaram as histórias para seus colegas e, na análise da gravação em vídeo das apresentações, identificamos episódios de ensino propiciados, dentre outros fatores, pelas mediações da professora. Nas aulas subsequentes às apresentações, os estudantes construíram relações entre o conteúdo que estava sendo abordado e o texto lido, alcançando bom desempenho na avaliação aplicada.
We analyze a strategy to stimulate interactions among students and teachers, developed in the first year of high school in a public school in São Paulo, by the reading of a scientific divulgation book in classes of Biological Sciences. The activities were planned as part of a project in the program FAPESP - Public Education. We support this proposal on studies about the didactic use of divulgation scientific texts; a conception of reading that it considers an interpretive process of assigning meanings, subject to conditions of production both local and historical; and the importance of establishing an environmental of dialogical mediation in the classroom to assist the processes of teaching and learning. The class was divided into groups, each one being responsible for reading and oral presentation of a chapter of the book "You're an animal, Viskovitz". Each group told the story for the others and in the analysis of video recording we identify teaching episodes propitiated, among other factors, by the mediation of teacher. In the following classes, the students built relationships among the content that was being addressed and the text read, achieving good performance in evaluation.
leitura, divulgação científica, interações em sala de aula, ensino de ciências.
reading, scientific divulgation, interactions in classroom, science education.