OS CONCEITOS ESPONTÂNEOS DOS ESTUDANTES COMO REFERENCIAL PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS RÉPTEIS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL D

The spontaneous concepts of students as a reference for the science’s lessons planning: analysis of a didactic experience for the study of reptiles based on the Historical Cultural Development Theory

Autores: Edson Schroeder

Resumo

Os estudantes trazem à sala de aula um sistema explicativo alternativo – seus conceitos espontâneos, diferente dos saberes científicos apresentados pela escola. Este fato é essencialmente importante, uma vez que os professores podem acreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão. Os conceitos espontâneos são explicações funcionais para os objetos e fenômenos que precisam ser conhecidos e levados em consideração pelos professores de Ciências. Neste sentido, apresentamos uma experiência didática para o estudo dos répteis, vivenciada em aulas de Ciências com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, analisada a partir de pressupostos da Teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento. Entendemos que o ensino deve basear-se na atividade pessoal do estudante e o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conceitos espontâneos em sua estrutura. Assim, de acordo com o pensamento vygotskyano, a colaboração sistemática entre o professor e o estudante é que propiciará o amadurecimento das funções psicológicas superiores e o seu consequente desenvolvimento intelectual.

Abstract

The students bring to the classroom an alternative explanatory system - their spontaneous concepts, different from the scientific knowledge produced by the school. This fact is essentially important, since the teachers may believe that the ownership of knowledge is for the simple transmission. The concepts are spontaneous functional explanations for the objects and phenomena that need to be known and taken into consideration by Science teachers. In this sense, we present a didactic experience for the study of reptiles, experienced in Science classes with students of the seventh year of the basic education, analyzed from the assumptions of the Historic Cultural Development Theory. We believe that the teaching should be based on the student’s activity and the teacher's role is to guide and regulate the activities with a view to the transformation of the spontaneous concepts in its structure. Thus, in accordance with Vygotsky’s stream of thought, the systematic collaboration between the teacher and the student provides the ripening of the superior psychological functions and its consequent intellectual development.

Palavras-chave

ensino de Ciências; conceitos espontâneos; conceitos científicos; estudo dos répteis.

Keywords

Science education; spontaneous concepts; scientific concepts; study of reptiles.

Texto em PDF