KRONUS: REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COM VIÉS INVESTIGATIVO

Kronus: reflecting at about construction of a game with inquiry bias

Autores: Rodrigo Gomes Braga, Santer Alvares de Matos.

O ensino de ciências por meio de atividades investigativas tem se mostrado um caminho a ser percorrido por educadores, no sentido de dinamizar e aprimorar as aulas. Dentre as múltiplas opções de ferramentas pedagógicas disponíveis o jogo foi escolhido como objeto de pesquisa do presente trabalho. Como sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, os jogos se mostram uma maneira prazerosa e participativa dos alunos se relacionarem com o conteúdo escolar. Além deste indicativo, diversas estratégias educativas, envolvendo jogos, têm sido descritas na literatura científica com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes em temas relacionados à Biologia, por exemplo. O trabalho de pesquisa apresentado aqui foi à construção e validação de um jogo pedagógico com as características de atividade investigativa. O jogo Kronus foi construído com viés investigativo, buscando abordar o tema biotecnologia e realizando uma revisão de vários conceitos trabalhos nas aulas de Genética. A aplicação do jogo, para validação do mesmo, foi realizada em alunos da terceira série do Ensino Médio. A partir da análise da percepção apresentada pelos estudantes e da observação feita pelo pesquisador conclui-se que o Jogo Kronus torna as aulas de Biologia mais interessantes e menos cansativas, contribuindo para a revisão do conteúdo de Genética.

The Science Teaching through inquiry activities have been an important tool for educators. Such activities have helped teachers to improve learning in their classes. Among the various options available teaching tools, this work defined the game as a research theme. As suggested by the Brazilian National Curriculum Parameters (PCN), games are an enjoyable and participatory way for the students relate to the content. In addition, various strategies involving educational games have been described in the literature showing that they help improve student performance in areas related to Biology. Kronus is a game about the topic of Biotechnology, reviewing the main concepts of Genetics. Once built, the game was used with students from twelfth grade, for which a survey of perception was applied. The survey results indicate that the game has made Biology lessons more interesting and less tiring, stimulating students to review and absorb several topics of Genetics.

Jogo didático, jogo Kronus, atividades investigativas, Genética, Biotecnologia.

Educational Games, Kronus’ Game, Inquiry activities, Genetics, Biotechnology.