O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores: Michele Alberton Andrade & Sayonara Salvador Cabral da Costa

Neste trabalho apresenta-se o uso de uma ferramenta computacional, softwares educativos, para o ensino de Óptica no Ensino Médio com o objetivo de auxiliar os alunos a construírem modelos mentais adequados sobre modelos físicos abordados. Trabalhou-se com dois grupos de alunos, de escolas distintas, uma particular e uma pública, que ainda não haviam estudado os assuntos propostos. As atividade sucederam-se nos laboratórios de Informática das respectivas escolas e as tarefas a serem executadas estavam contidas em um roteiro de atividades que elaboramos. Observou-se que as aulas foram realizadas com sucesso, no que diz respeito à participação dos alunos e com entrosamento dos mesmos com a atividade proposta. Ainda assim houve desistência de alguns. Parece-nos que este tipo de trabalho auxiliou na compreensão dos modelos físicos estudados, pois através da leitura dos roteiros, que eram entregues ao professor, pôde-se perceber que para todos os fenômenos, exceto a difração, os alunos manifestaram indícios de terem construído bons modelos mentais sobre o que estava sendo estudado. Um questionário de avaliação das atividades resultou favoravelmente à metodologia utilizada.

simulações computacionais; ótica; modelos mentais