CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CASOS SIMULADOS DENTRO DA PERSPECTIVA CTS

Conceptions of chemistry training teachers about the use of simulated cases of STS perspective

Autores: Patrícia Maria Azevedo Xavier, Cristhiane Cunha Flor, Terezinha Ruth Marques Rezende

O presente estudo tem como objetivo reconhecer a visão que licenciandos em Química possuem da abordagem CTS, bem como do uso de Casos Simulados com estudantes do Ensino Médio. Para tanto, foram observadas aulas de uma turma composta por 40 estudantes, nas quais trabalhou-se o tema CTS e Casos Simulados. Os dados relevantes para a pesquisa foram coletados por meio de resenhas escritas pelos discentes, diário de campo, gravações de áudio e vídeo, e questionário aplicado ao final do período de observaçao. A análise dos dados permitiu constatar a importância de tratar a abordagem CTS com professores em formação, além do posicionamento favorável ao uso de Casos Simulados por parte dos discentes.

The objective of the present work was to recognize the vision of Chemistry training teachers about STS approaches, as well as of the use of Cases Simulated with High School students. With this purpose, lessons of a class composed of 40 students had been observed, in which was worked the STS theme and Simulated Cases. The relevant data for the research had been collected from reviews written by the students, field journal, audio and video recordings, and questionnaire applied at the end of the period of observation. Data analysis revealed the importance of treating the STS approach with teachers in training, besides the favorable position to the use of Cases Simulated by the students.

Abordagem CTS; Casos Simulados; Formação de professores.

STS approaches; Simulated Cases; Teacher Education.