A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO PROJETO VENCEDOR DO CONCURSO ‘MINHA IDEIA DÁ UM SALA – 2012’ DA TV ESCOLA

The grounding in theory of meaningful learning of the contest winner project ‘Minha ideia dá um sala – 2012’ of TV Escola

Autores: Felipe Damasio, Mauricio Dalpiaz Melo.

Resumo

O artigo relata como foi a participação do projeto vencedor em um concurso nacional da TV Escola. Para participar do concurso, os concorrentes deveriam enviar propostas para exploração de documentários previamente selecionados pelo canal. No presente trabalho é descrito a construção do projeto vencedor baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel que utilizou um dos documentários como organizador prévio para as atividades potencialmente significativas. Uma possível interpretação do resultado é que a Teoria da Aprendizagem Significativa tem um grande potencial para atividades propostas relacionadas com exploração de documentários.

Abstract

The article reports how was the participation of the contest winner project in a national competition of TVEscola. To enter the contest, contestants should send proposals for documentaries exploring the previously selected channel. In this paper we described the construction of the winning design based on the Theory of Meaningful Learning of Ausubel who used a previous documentaries as an organizer prior for activities potentially significant. One possible interpretation of this result is that the Theory of Meaningful Learning has great potential for proposed activities related to exploration documentaries.

Palavras-chave

Teoria da aprendizagem significativa; documentários; TV Escola.

Keywords

Theory of Meaningful Learning; documentaries; TV Escola.

Texto em PDF