Using crosswords as a tool in the assessment of Chemical Education
Autores: Edemar Benedetti Filho, Luzia Pires dos Santos Benedetti, Antonio Rogério Fiorucci, Noé de Oliveira, Vanessa Cruz Dias Peronico.
O uso de atividades lúdicas em sala de aula tem se mostrado como uma importante ferramenta para motivar e despertar o interesse dos alunos, configurando-se como um recurso metodológico eficaz para o aprendizado de conceitos, fixação e de avaliação. O presente trabalho apresenta a utilização de uma atividade lúdica como alternativa aos tradicionais testes e provas para avaliação do ensino de química. Foi proposta a utilização de palavras cruzadas como instrumento avaliativo, sendo aplicadas em turmas do ensino médio de uma escola pública da cidade de Dourados-MS. A utilização da atividade lúdica como instrumento avaliativo foi julgada satisfatória, pois permitiram avaliar, além da aprendizagem de conceitos, habilidades de interpretação textual, raciocínio lógico e abstração dos alunos. Quanto aos aspectos comportamentais, os alunos estavam mais descontraídos que na avaliação tradicional, ajudando no processo avaliativo.
The use of playful activities in the classroom has proved to be an important tool to motivate and interest the students, becoming a effective methodological resource to learn concepts, setting and evaluation. This paper presents the use of a playful activity as alternative to traditional tests for evaluation for teaching chemistry. Crossword puzzles were used as assessment tool being applied in high school classes in a public school in Dourados - MS city. The use of playful activity as assessment tool was deemed satisfactory because its use allowed to evaluate, in addition to learned concepts, skills, textual interpretation, logical reasoning and abstraction by the students. In relation to behavioral aspects, the students showed more relaxed than in traditional test which helped in the evaluation process.
palavras cruzadas; atividades lúdicas; ensino de química.
crossword puzzles; playful activities; teaching chemistry.