Conceptual maps in teaching science: building knowledge about nervous system
Autores: Adriana Maria Antunes, Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Vanessa Rafaela Milhomem Cruz Leite
Os mapas conceituais (MCs) são diagramas de significado que permitem a organização e representação do conhecimento de forma diferenciada. Os MCs foram desenvolvidos como suporte à teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que considera que a aprendizagem significativa acontece quando uma nova informação é ancorada a conhecimentos que o indivíduo já possui. A interação entre os conhecimentos prévios e novos podem ser representados por meio de MCs. A presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia dos MCs como metodologia diferenciada para construção do conhecimento pelos estudantes sobre Sistema Nervoso (SN), conteúdo muitas vezes considerado como complexo e de difícil compreensão. Neste sentido foi proposta e avaliada uma sequência de ensino para construção de MCs e investigado a eficácia dos MCs como instrumento de avaliação. O público alvo da pesquisa foram 30 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Goiânia. As análises dos MCs criados pelos estudantes mostraram que durante a proposta pedagógica eles construíram conhecimentos tanto sobre a elaboração de MCs como acerca dos conteúdos do SN, visto que a cada etapa MCs mais complexos foram desenvolvidos. Ao final da proposta os MCs foram usados como instrumento de avaliação e nesta atividade 74% dos estudantes construíram MCs excelentes quanto a número de conceitos, organização e criatividade. Estes resultados indicam que os MCs favorecem a construção do conhecimento e auxiliam a aprendizagem significativa. Dessa forma, a presente proposta pedagógica pode ser desenvolvida em sala de aula para facilitar o processo de ensino aprendizagem de inúmeros conteúdos do currículo escolar.
Concept maps (CMs) are diagrams of meaning that enable the organization and knowledge representation in different ways. The CMs have been developed to support the meaningful learning theory of David Ausubel it considers that significant learning happens when new information is anchored in knowledge that the individual already owns. The interaction between the previous and new knowledge can be represented by CMs. This research was conducted in order to verify the effectiveness of different methodology with CMs for the construction of knowledge by students on the Nervous System (NS) content often considered complex and difficult to understand. In this sense was proposed and evaluated a teaching sequence for construction of CMs and investigated the effectiveness of CM as an evaluation tool. The target audience of the research were 30 students in 8th grade of elementary school a public school in Goiânia. The analysis of CMs created by students showed that them built knowledge during the pedagogical on the development of CMs and about the contents of NS, since during the methodology were developed more CMs complex. At the end of the proposal the CMs were used as an evaluation tool and this activity 74% of students produced excellent CMs as to the number of concepts, organization and creativity. These results indicate that CMs promote the construction of knowledge and assist in meaningful learning. Thus, this pedagogical proposal can be developed in the classroom to facilitate the teaching-learning process of many of the school curriculum content.
Mapas conceituais, metodologia educacional, aprendizagem significativa.
Concept maps, instructional methodology, significant learning.